Células Vegetais e Animais ganham forma com massinhas de modelar
Professora Cristiane Aparecida de Pereira Lima, 4º ano A. Escola Municipal Professora Haydeê Ferreira de Oliveira.
Em uma aula prática e colorida, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Haydeê Ferreira de Oliveira sob a orientação da professora Cristiane Aparecida de Pereira Lima, deram forma ao mundo microscópico ao produzirem modelos detalhados de células vegetais e animais utilizando massinhas de modelar. A atividade lúdica permitiu que os estudantes visualizassem e manipulassem as diferentes organelas celulares, facilitando a compreensão das estruturas e funções de cada componente de maneira criativa e envolvente.
A atividade prática teve como objetivo tornar o aprendizado sobre as estruturas microscópicas mais concreto e divertido. Com entusiasmo, os pequenos cientistas moldaram organelas como o núcleo, as mitocôndrias, o retículo endoplasmático e os cloroplastos (nas células vegetais), utilizando diferentes cores para facilitar a identificação de cada componente.
A professora Cristiane destacou a importância da atividade para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. "A modelagem com massinha estimula a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de visualização espacial dos alunos. Além disso, torna um tema que poderia ser abstrato muito mais acessível e interessante para eles", explicou a educadora.
Os resultados foram impressionantes, com cada grupo de alunos apresentando modelos detalhados e coloridos, demonstrando compreensão das diferenças entre as células vegetais e animais. A iniciativa da professora Cristiane demonstra o poder de metodologias ativas no ensino de ciências, transformando a sala de aula em um laboratório de descobertas e aprendizado significativo.
Em uma aula prática e colorida, os alunos do 4º ano A da Escola Municipal Haydeê Ferreira de Oliveira sob a orientação da professora Cristiane Aparecida de Pereira Lima, deram forma ao mundo microscópico ao produzirem modelos detalhados de células vegetais e animais utilizando massinhas de modelar. A atividade lúdica permitiu que os estudantes visualizassem e manipulassem as diferentes organelas celulares, facilitando a compreensão das estruturas e funções de cada componente de maneira criativa e envolvente.
A atividade prática teve como objetivo tornar o aprendizado sobre as estruturas microscópicas mais concreto e divertido. Com entusiasmo, os pequenos cientistas moldaram organelas como o núcleo, as mitocôndrias, o retículo endoplasmático e os cloroplastos (nas células vegetais), utilizando diferentes cores para facilitar a identificação de cada componente.
A professora Cristiane destacou a importância da atividade para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. "A modelagem com massinha estimula a coordenação motora, a criatividade e a capacidade de visualização espacial dos alunos. Além disso, torna um tema que poderia ser abstrato muito mais acessível e interessante para eles", explicou a educadora.
Os resultados foram impressionantes, com cada grupo de alunos apresentando modelos detalhados e coloridos, demonstrando compreensão das diferenças entre as células vegetais e animais. A iniciativa da professora Cristiane demonstra o poder de metodologias ativas no ensino de ciências, transformando a sala de aula em um laboratório de descobertas e aprendizado significativo.
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